Vice-presidente da ATENS UFRN contribui com estratégias de motivação, acompanhamento e gestão de pessoas em obra da UFPB

Com o objetivo de incorporar a teoria e prática da “Gestão de Pessoas por Competências nas Instituições Públicas Brasileiras”, a editora da Universidade Federal da Paraíba lançou uma coletânea de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC), do curso de Mestrado em Administração do PPGA da UFPB.

Organizado pelo professor da UFPB Anielson Barbosa da Silva, a obra conta com a contribuição de servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a exemplo da vice-presidente da ATENS UFRN, Angela Lobo, autora de dois capítulos, 4 e 5. O primeiro trata do processo de implantação de um sistema de Gestão por Competências por meio da discussão dos determinantes e das diretrizes.

No capítulo 5, se busca a compreensão do processo de tutoria como estratégia de gestão para o desenvolvimento de competências de servidores recém-admitidos, por meio de um programa de socialização institucionalizado durante o período de estágio probatório.

“Os artigos registram uma parte da minha experiência profissional e acadêmica na área de gestão de pessoas na UFRN, na busca pelo desenvolvimento de ações institucionais que contribuam para a satisfação individual dos trabalhadores, bem como elevem efetivamente o desempenho organizacional. Nesta perspectiva, os dois temas foram desenvolvidos como estratégias de motivação, acompanhamento e gestão, como parte de um plano integrado de valorização e qualificação das equipes de recursos humanos, das chefias e dos próprios servidores”, ressaltou Angela