Universidades: ATENS SN entra com ação no STF exigindo repasse do orçamento bloqueado

Diante do último bloqueio orçamentário das universidades, que afetam todo o funcionamento das instituições, como pagamento contas de luz, água e telefone, terceirizados, bolsas de pesquisa e técnicas e, principalmente, recursos da assistência estudantil, o ATENS Sindicato Nacional entrou com um Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), exigindo que o Governo Federal repasse o orçamento bloqueado das Universidades.

O Ministro do STF, Dias Toffoli, determinou, em seu despacho, que o Governo Federal apresente uma manifestação e explique sobre os cortes em até 48 horas: “notifique-se a autoridade apontada como coatora, para que preste informações prévias acerca do alegado na inicial, no prazo de até 48 horas”. Após a manifestação do Governo Federal, o Ministro fará a apreciação do pedido liminar.

O ATENS Sindicato Nacional segue firme na defesa da sua categoria e da preservação das Universidades Federais como institutos de qualidade e excelência. A educação já sofreu com diversos cortes e bloqueios nos últimos quatro anos com um governo que tem como política o desprezo pelo ensino e pela ciência. Não aceitaremos! Lutaremos!