Na UFRJ, pesquisadores da Engenharia Biomédica do Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) desenvolveram um protótipo de ventilador que possa ser reproduzido em massa, de forma simples, rápida e barata. Eles estimam que o país precisará de mais de 20 mil respiradores e dizem que a produção atual mensal das empresas nacionais é de cerca de 2.000 unidades.
⠀
De acordo com a universidade, uma versão preliminar do ventilador foi criada com recursos disponíveis no laboratório e apresentou um bom resultado quando testada em um modelo de pulmão, com condições semelhantes às enfrentadas por pacientes com insuficiência respiratória.
⠀
O próximo passo é o teste do protótipo em um paciente que precise de ventilação, o que deve ocorrer até a semana que vem e depende da aprovação prévia da comissão nacional de ética em pesquisa. O objetivo é adaptar o equipamento, garantindo sua eficácia para a produção em escala industrial. Se tudo der certo, o projeto deve estar pronto daqui a duas ou três semanas.