TNS da UFC decidem novo modelo de organização sindical em Assembleia

No último dia 18 de novembro, os Técnicos de Nível Superior da Universidade Federal do Ceará protagonizaram mais um importante passo na nova fase do Movimento da categoria, quando decidiram pela transformação da ATENS UFC em seção sindical do ATENS-SN.

Em Assembleia expressiva e participativa, mais de 60 TNS da UFC deliberaram por dar mais um passo rumo à consolidação de um novo momento vivenciado pela categoria, que em todo o país tem buscado uma forma de organização sindical mais democrática, que respeite a diversidade das organizações em cada instituição e esteja próxima da base.

“A transformação em Seção Sindical foi um marco histórico para nós. Com muito orgulho e satisfação recebemos dos presentes (63 nobres guerreiros), a missão de fortalecer nossa ATESNS/UFC Seção Sindical e em consonância com as demais ATENS, realizarmos um sonho maior, nossa liberdade sindical.”, ressaltou o presidente da ATENS UFC Seção Sindical, Francisco Ivon de Andrade.

O presidente do ATENS Sindicato Nacional, Edilson Tavares, destaca a assembleia como espaço legítimo, democrático e representativo para ampliação da participação dos Técnicos na construção dessa nova organização sindical e a importância deste movimento em todo o país. “As seções sindicais que estão sendo criadas terão a responsabilidade de compor o sindicato nacional com a competência política de trazer à categoria discussões, debates e proposições que elevem a representatividade da categoria”, destaca.

Sindicato Nacional

O modelo de organização, aprovado pela categoria em Santa Maria, no dia 3 de dezembro de 2012, é de um sindicato nacional que se organiza, em cada uma das Instituições Federais de Ensino Superior, em seções sindicais que gozam de autonomia política, administrativa, patrimonial e financeira. Há um único estatuto e cada seção sindical possui um regimento próprio. Isto significa que cada Técnico, ao se filiar a uma seção sindical, está se sindicalizando no sindicato nacional, passando a gozar dos direitos e deveres definidos pelo Estatuto do ATENS Sindicato Nacional e pelo Regimento da Seção Sindical de sua IFES.