Em virtude do decreto de Intervenção Federal na segurança do estado do Rio de Janeiro, assinado pelo presidente Temer no dia 16 de fevereiro e aprovada pelo Senado na noite do dia 20, as Propostas de Emendas Constitucionais (PEC) que seguiam em discussão na Câmara dos Deputados foram todas suspensas, assim como ordena a Constituição.
Neste contexto, o grupo composto por entidades de base, federações, confederações e centrais sindicais, da qual o Atens SN faz parte, e que nos últimos meses se uniu para traçar estratégias que visavam impossibilitar a aprovação da PEC 287/2016, observou a necessidade de um novo encontro para se discutir o novo cenário, bem como as novas estratégias demandas por ele.
A reunião ocorreu na última sexta-feira, 23. Em primeiro lugar, o grupo realizou uma avaliação das ações realizadas e se consideram vitoriosos com o recuo do Presidente. Porém, apesar de suspensa, a PEC 287/2016 ainda não é considerada totalmente extinta, visto que ainda existem algumas especulações de que a votação poderia ocorrer em 2019 ou, até mesmo, que o governo tem estudado um pacote de medidas alternativas à reforma.
Neste sentido, o grupo se compromete a permanecer alerta aos passos do governo em relação ao tema. Por hora, as ações contra a reforma estão suspensas e nós comemoramos essa vitória! Para irmos além, o Atens SN se compromete, e convoca a todos os filiados, a aproveitar o momento para se debruçar sobre os assuntos que envolvem a previdência para que encontremos outras frentes de ação para sempre defendê-la.