‘Segurança e saúde ocupacional’ é tema de audiência da Comissão de Assuntos Sociais

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza, nesta terça-feira (20), audiência pública para discutir o tema “Segurança e Saúde Ocupacional: Direito Fundamental do Trabalhador”. Segurança e saúde ocupacional (SSO) é uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas no trabalho ou no emprego. Como efeito secundário, a segurança e saúde ocupacional também protegem empregados, clientes, fornecedores e público em geral que possam ser afetados pelo ambiente de trabalho.

Muitas organizações estão implementando um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO) como parte de sua estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores.

Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável por meio de uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral da empresa.

Participam da audiência: os representantes dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego (MTE) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO); a subsecretária da Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores do Governo do Distrito Federal, Luciane Araújo;  e o advogado especialista em capacitação profissional, Raymundo Nonnato Castro.

A reunião está marcada para as 11h, na sala Ala 9 da ala Senador Alexandre Costa.

Fonte: Agência Senado