Saiba como foi a semana do ATENS SN – 27 de setembro a 2 de outubro

Segunda-feira aconteceu a reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, que reforçou mais uma vez a importância da continuidade da pressão virtual e presencial das organizações dos servidores públicos em Brasília e nos aeroportos para convencer os deputados federais a votarem contra a PEC 32 e não garantir à bancada governista os 308 votos necessários para aprovação. A votação no Plenário da Câmara poderá ser pautada a qualquer momento pelo presidente Arthur Lira. Ainda na segunda-feira, a Diretoria do ATENS SN realizou sua reunião semanal com a pauta principal de fechamento do Plano Trienal de Gestão 2021-2024, cujo documento será enviado para todas as Seções Sindicais e Coordenações, para deliberação no Fórum de Dirigentes agendado para sexta-feira, 1º de outubro.

Na quarta-feira, a Diretoria Nacional esteve presente na Roda de Conversa “Retornando às Atividades Presenciais na UFRN. E agora?” organizada pela ATENS UFRN Seção Sindical, com tópicos sobre a situação atual da pandemia no RN, breves apontamentos sobre a IN e Protocolo de Biossegurança da UFRN, espaço para socialização de experiências dos setores/unidades sobre a transição para o retorno gradual e uma abordagem sob olhar das demandas emocionais dos servidores.

Na quinta-feira, realizamos reunião com os filiados da UFERSA para orientação sobre a IN 90, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Nesta oportunidade também escolhemos duas representantes para participar da reunião, no dia 4 de outubro, com a Reitoria cuja pauta incluía a apresentação e entrega da minuta de retorno do ensino presencial, para apreciação, discussão e deliberação nas bases e apresentação do cronograma de tramitação da minuta.

Devido ao envolvimento nas atividades em Brasília, a Pública Central do Servidor convocou a reunião semanal da Diretoria para sexta-feira pela manhã, com o relato da participação dos diretores nas mobilizações e orientando as entidades a manter as bases mobilizadas nas atividades locais nos aeroportos, nas caravanas para o movimento em Brasília e nas redes sociais. Neste mesmo dia, o Fórum de Dirigentes do ATENS foi convocado para deliberar sobre a proposta da Diretoria para o Plano Trienal de Gestão 2021-2024, conforme Art. 36, Incisos I e II do seu Estatuto, que foi aprovado por unanimidade. Os dirigentes também manifestaram preocupações sobre as decisões do governo e das IFES para o retorno ao trabalho presencial, tendo ficado encaminhado que a Diretoria Nacional irá firmar posição para orientar a categoria. Como representante da Pública Central do Servidor, nesta noite participamos da reunião da Comissão de Organização e Finanças do Ato #2outForaBolsonaro no RN.

No sábado, 02 de outubro, estivemos nas ruas e nas redes nas manifestações #2outubroForaBolsonaro, coordenadas pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro. A pauta em defesa do serviço público é importante no cenário de devastação que o país enfrenta, com o desemprego, a fome, a miséria e a pandemia, sem que o governo apresente soluções para a imensa crise que vivemos. Nas ruas de mais de 300 cidades do país trabalhadores, estudantes, movimentos sociais, unificaram a luta que, acima de tudo, é de toda a sociedade e de todos os cidadãos brasileiros, pelo futuro do nosso país! Nosso próximo movimento será no dia 15 de novembro.  #ForaBolsonaro