Saiba como foi a semana do ATENS SN – 26 a 30 de julho

Começamos a semana com a reunião da Diretoria Nacional, com a participação importante do nosso assessor político em Brasília, Francisco Domingos, com pauta para avaliação dos atos 24J, decisão sobre adesão ao DIAP e DIEESE, definição de pauta para a Live ATENS SN em agosto e mais uma etapa da construção do Plano Trienal do ATENS SN.

Quarta-feira foi dia de representar a Pública Central do Servidor na Plenária Unitária Estadual do RN, que contou com a participação de Vladimir Nepomuceno, assessor parlamentar da Câmara dos Deputados e um dos organizadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, e com Paulo Barela, coordenador do DIEESE e membro da Executiva Nacional da CSP Conlutas. A Plenária debateu os impactos da PEC 32 para a sociedade e a premência da mobilização das categorias na luta contra a PEC32.

A reunião semanal da Diretoria da Pública Central do Servidor da quinta-feira discutiu muito a participação das entidades nas estratégias contra a PEC nas redes sociais, como também a visibilidade das manifestações dos servidores junto aos movimentos em nível nacional. A Diretoria da Pública se organizou para participar ativamente do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público, inclusive na coordenação e relatoria dos grupos de trabalho que discutirão as propostas de ações para enfrentamento à reforma administrativa. Até o momento, havia mais de 3 mil servidores inscritos. Também foi ponto de atenção o Decreto nº 10.620, que transfere a gestão do Regime Próprio de Previdência dos servidores federais das autarquias e fundações para o INSS.  À noite, participamos da abertura  do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público, por meio virtual, com participação de parlamentares, representantes das entidades, movimentos e Centrais Sindicais.

O Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público teve início na sexta-feira às 9 horas, atingindo 5 mil servidores inscritos. Após as primeiras apresentações sobre os objetivos e metodologia do evento, os participantes foram encaminhados para 16 grupos de trabalho, que discutiram sobre ações, atividades ou mobilizações para realizar nos próximos dias para sensibilizar e mobilizar os trabalhadores do setor público, sociedade, parlamentares (vereadores e deputados estaduais, deputados federais e senadores) e governantes (prefeitos e governadores). Duas Diretoras do ATENS atuaram como relatoras dos grupos de discussão. Ao final, foi produzido e aprovado um manifesto com uma agenda de lutas dos servidores municipais, estaduais e federais contra a reforma administrativa.