Saiba como foi a semana do ATENS SN – 21 a 25 de junho

Iniciando a semana, participamos da reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, que tratou da articulação para coletar assinaturas para a apresentação das emendas à PEC 32 na Comissão Especial, com prazo até 30/06. As audiências públicas tiveram início no dia 17/06 e no dia 22 foi realizada audiência com a participação de entidades representativas dos servidores e convidados indicados pela Frente.

A Diretoria Nacional do ATENS reuniu-se à noite com a Assessoria Jurídica e o Assessoria Política com pauta que contemplou a avaliação dos Atos #19J e a conjuntura nacional, como também o conteúdo da Instrução Normativa nº54, que dispõe sobre os critérios e procedimentos gerais a serem observados nas situações de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve, para o desconto da remuneração correspondente aos dias de paralisação e para a elaboração do respectivo Termo de Acordo para compensação de horas não trabalhadas.

Na quinta-feira aconteceu a reunião do Fórum das Centrais Sindicais, contando com representantes das 10 Centrais e o total de 75 participantes, em que foi instalado o Fórum Servidores Públicos, para definir estratégias de combate à PEC 32. Foi encaminhada a criação da Executiva Operativa, que reunirá representantes de todas as Centrais, das Frentes Parlamentares e do Fonasefe, para propor o calendário de ações unificadas em defesa dos servidores municipais, estaduais e federais. Participamos também do programa Contra-fluxo, no Youtube, que discutiu o impacto da reforma administrativa para servidores e sociedade em geral.

Sexta-feira com agenda cheia, pela manhã estivemos na reunião da Diretoria da Pública Central do Servidor, que discutiu, entre outros assuntos, a avaliação dos movimentos da semana anterior, o andamento da reforma administrativa e a convocatória para a manifestação nacional no dia 24/07.

O Fórum de Dirigentes do ATENS encerrou os trabalhos desta semana, fazendo uma rodada de avaliação dos Atos #19J nas Seções Sindicais, considerando a participação e mobilização dos sindicalizados, e discutiu a convocatória para os Atos Nacionais em 24/07. (Após esta reunião, a organização nacional dos atos definiu a antecipação da data para o dia 03/07, próximo sábado).