Saiba como foi a semana do ATENS SN – 17 a 21 de maio

A semana da Diretoria do ATENS Sindicato Nacional foi iniciada com uma reunião junto a equipe do Curso de Formação da Publica/Sindilex, onde o ATENS SN apresentou sugestão para alterar o modelo de aulas do curso de síncronas para assíncronas, o que foi aceito. Logo em seguida, a diretoria participou de outra reunião, agora com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFERSA, representando os filiados da instituição, juntamente com o servidor Fábio Braga. Nas discussões foi decidido pela formação de uma Comissão, com dois representantes de cada entidade representativa dos servidores, para discutir o Plano de Gestão da UFERSA de acordo com a IN 65/2020, que regulará o teletrabalho. A segunda-feira foi finalizada com a reunião da Diretoria Nacional que tratou de pauta administrativa e fez uma breve análise das reuniões realizadas com as seções sindicais e das medidas para retorno ao trabalho presencial que algumas universidades vêm tomando. Foi também definido que será feita uma análise sobre a IN65 e a modalidade de teletrabalho de forma permanente.

Na terça-feira o ATENS SN mediou a conversa entre os filiados da UFF e a CAURJ. A Reitoria da UFF está estudando o contrato com a CAURJ de forma que estes possam se associar à Caixa para ter acesso à assistência à Saúde, já que o contrato com a UNIMED foi cancelado e os servidores ficaram desamparados. A reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público ocorreu na parte da tarde, com a presença de 32 participantes entre parlamentares e entidades. Na pauta estavam os trâmites da PEC32 na CCJ e a orientação foi que as entidades mantenham pressão junto aos deputados para votarem contra o relatório do Dep. Darci de Matos, que já adiantou que vai indicar a admissibilidade da proposta na sessão marcada para quinta-feira. Também foram encaminhadas outras formas de pressão nas redes, como um tuitaço na quarta-feira às 18h e a transmissão online da votação pelas redes da Frente. Em tempo: a sessão foi cancelada e a votação foi adiada para terça-feira, dia 25/05.

Na quarta-feira, a Diretoria do ATENS SN participou da posse da nova Diretoria da ATENS UFMG, que ocorreu na quarta-feira pela manhã, em Assembleia Ordinária, com a presença dos filiados. A nova Diretoria será liderada por Aparecida Campana, que foi reconduzida e fez um discurso exaltando a unidade e a participação dos TNS como meio de luta por direitos e pela defesa da Universidade, da Ciência, do Conhecimento e da Democracia. Já na quinta-feira, na reunião da Pública Central do Servidor discutimos sobre uma campanha publicitária nacional contra a Reforma Administrativa.

O Fórum extraordinário de Dirigentes ocorreu na sexta, contando com a representação da maioria das Seções Sindicais e Coordenações, teve início com informes jurídicos da Assessora Jurídica do ATENS SN e discutiu a criação das Câmaras de Assuntos de Comunicação e de Aposentados. Por fim, foi comunicado que o Curso de Formação Sindical do Sindilex/Pública passará a ser assíncrono, facilitando a participação de maior número de interessados. As Seções Sindicais e Coordenações devem encaminhar as indicações dos nomes dos interessados até o dia 26/05, para que seja emitido o cupom de desconto progressivo pela Pública, e, após, cada entidade efetive a inscrição dos interessados.