Saiba como foi a semana do ATENS SN – 16 a 20 de agosto

A semana começou com a reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público que trouxe uma atualização sobre o trâmite e as articulações da PEC 32. Na quarta-feira, 04/08, ocorreu uma reunião com o relator o qual, pelos informes dos participantes, deixou claro que não fará concessões às demandas dos servidores. A previsão de votação em Plenário é por volta da 2ª quinzena. À noite, a Diretoria do Sindicato Nacional discutiu a mobilização para a Greve dos Serviço Público 18/08 e a live sobre a Reforma Administrativa e o Decreto nº 10.620.

Estivemos presentes, na terça-feira, na abertura do Seminário do Centro de Ensino Superior do Seridó, que discutiu os impactos da reforma da previdência para os docentes. Representando a Pública Central do Servidor, participamos da reunião de organização da manifestação do dia 18 em Natal, junto com as demais Centrais Sindicais e representações dos movimentos sociais.

No dia 18/08, as Centrais Sindicais unificadas convocaram a Greve do Serviço Público contra a PEC 32. Os Atos 18A se espalharam por todos os Estados e reuniram trabalhadores organizados, movimentos sociais e sociedade em geral para defender o Serviço Público contra as investidas da política ultraliberal de Paulo Guedes que quer levar as políticas públicas à completa destruição. Em várias cidades, filiados do ATENS participaram das manifestações contra a Reforma Administrativa. À noite, como parte das atividades de mobilização dos servidores, o ATENS SN realizou uma live com o consultor e assessor parlamentar Vladimir Nepomuceno (Brasília) e a assessora jurídica do ATENS Andreia Munemassa para debater os Impactos da Reforma Administrativa sobre os servidores ativos e aposentados.

Na quinta-feira, a Diretoria da Pública Central do Servidor convocou para a reunião semanal da Diretoria, que avaliou positivamente a Greve do Serviço Público e as manifestações do dia anterior, principalmente por atingir um diálogo com a sociedade e pela repercussão do movimento na mídia hegemônica. A mobilização dos trabalhadores deve ter a próxima convocação para o dia 7 de setembro.

Encerrando a semana, o Fórum de Dirigentes do ATENS SN, instância estatutária deliberativa do Sindicato, reuniu-se para tratar da avaliação do movimento do dia 18 de agosto, que levou os filiados às ruas para manifestarem-se contra a PEC 32.