A presidente do ATENS-SN, Rosário de Oliveira, o coordenador do sindicato na UFRJ, Felipe Cople, a presidente da ATENS-RJ, Sandra Rangel, e sua Vice-Presidente, Marcia Ehmann, foram recebidos na última terça´feira (24) pelo Pró-Reitor de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Agnaldo Fernandes Silva, e pelo Superintendente de Pessoal da universidade, Pedro e Sá da Silva Campos.
No encontro, Rosário apresentou o histórico da criação do ATENS, a fundação da ATENS-RJ e o plano de carreira para os TNS. Também foi discutida a importância da união de todas as entidades em torno de pautas em comum, como a defesa dos direitos dos servidores, que vêm sendo atacados fortemente pelo governo, contra a Reforma da Previdência, entre outras. O Pró-Reitor concordou com a presidente do ATENS de que, apesar de todos os avanços que o PCCTAE trouxe, é importante que se inicie uma discussão profunda sobre um novo plano de carreira e sua negociação no MEC. Ambos entendem que um plano de carreira prevê mobilidade ao longo da trajetória profissional na instituição, o que o PCCTAE não permite, em virtude dos entraves legais. Segundo Agnaldo, alguns estudos já estão sendo feitos para proposição de uma nova carreira com apenas dois cargos, baseada em várias estruturas, entre elas a do Ministério da Ciência e Tecnologia, no que Rosário Oliveira lembrou que as Diretrizes de Carreira do ATENS, apresentadas ao MEC e MPOG, também consideraram esses estudos.
O Pró-Reitor se disponibilizou a fornecer a listagem dos TNS da UFRJ e explicou que qualquer servidor da universidade pode participar das Comissões de Carreira; Saúde do Trabalhador; Relações de Trabalho; Formação Continuada e Capacitação/Qualificação e Avaliação dos Servidores, que compõem o Fórum Permanente de Políticas de Pessoal, viabilizando assim a participação de integrantes da Coordenação do ATENS na UFRJ, sem qualquer necessidade de solicitação formal. Informou ainda que, a partir da primeira participação, o integrante sempre será lembrado das próximas reuniões.