NOTA DE REPÚDIO

O ATENS SINDICATO NACIONAL vem à público manifestar sua indignação frente aos recentes acontecimentos promovidos por setores ideológicos de extrema-direita, que envolveram as comemorações do dia da Independência do Brasil em algumas capitais do país.

As manifestações pautaram agressões à Democracia e aos Poderes da República, insuflando a população contra a ordem democrática utilizando, para tanto, ameaças explícitas à integridade de pessoas e aos preceitos da Constituição Federal, que evoca como princípio fundamental a dignidade humana. Abandonaram os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil – a saber, construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação – para lançar aos quatro ventos o ódio, a violência, a destruição.

De nossa parte, seguimos na construção de alternativas coletivas que representem todos os trabalhadores e trabalhadoras e o povo em geral, que sofrem com a miséria, com a fome, com o luto e a dor da perda, com o medo, com a exploração do trabalho e a incerteza para as gerações do futuro. Estamos juntos com mais de 600 entidades que organizam a luta dos que não conseguem ter voz.

Não se trata, portanto, de uma iniciativa desgarrada de algum partido ou vertente ideológica, mas de uma congregação representativa do campo progressista da sociedade, no entendimento de que é hora de combater as investidas antidemocráticas do governo contra o povo e a Constituição a uma só voz. Entendemos que a superação da crise, da miséria e dos retrocessos civilizatórios passa por uma relação dialógica mediada pela diversidade, tendo no horizonte a justiça para tod@s, a equidade de oportunidades e a paz social.

O ATENS SN e a Pública Central do Servidor estão juntos nesta luta!

#ForaBolsonaro