Fórum reúne Técnicos Administrativos de Nível Superior de todas as regiões do país

Na manhã desta sexta-feira, 17 de outubro, Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior de todas as regiões do país iniciaram as discussões do I Fórum Nacional do ATENS Sindicato Nacional.

A abertura dos trabalhos aconteceu no auditório do Departamento de Economia Rural, campus da UFV, e contou com a presença dos membros da diretoria do ATENS SN, diretores das seções sindicais e associações, coordenadores locais e sindicalizados.

O diretor presidente da ATENS UFV, Jansen Cardoso Pereira, abriu a discussão com uma recepção aos participantes. Em seguida, o vice-presidente do ATENS SN, Clóvis Senger, falou da expectativa da diretoria com a realização do Fórum, que se apresenta como um espaço propicio à ampliação da discussão de temas de interesse da categoria.

O dirigente chamou a atenção, ainda, sobre a importância de debater as novas regras de funcionamento da FUNPRESP, uma entidade estruturada na forma de uma fundação pública, mas com personalidade jurídica de direito privado, que cria uma divisão interna às categorias de servidores públicos federais, além de promover a retirada da aposentadoria integral, direito histórico dos servidores, criando insegurança sobre o futuro.

Para Senger, “a questão é importante para todos os servidores: ingressos antes de 2004, admitidos entre 2004 e 1º de fevereiro de 2013 e os que ingressarão a partir de agora, daí a inclusão do tema no Fórum”.

O presidente do ATENS SN, Edilson Tavares, ressaltou a importância da realização do Fórum (clique aqui para ler o discurso proferido), que “se insere na busca cotidiana por constituir um Sindicato de base representativa forte e independente para conduzir a luta e consolidar as demandas da categoria”, lembrando que esta também é uma responsabilidade inerente a cada TNS em sua Instituição Federal de Ensino Superior.

Ao ressaltar as conquistas já alcançadas, Edilson lembrou aos presentes que o fortalecimento do Sindicato Nacional é um passo, decisivo e irrevogável, para consolidar e ampliar estes ganhos. “Mas, em um Movimento com a complexidade do nosso, é preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar nos caminhos e buscar novas soluções. Um movimento vibrante e moderno, pleno de compromisso e liberdade política”, ressaltou.

Para o dirigente, para enfrentar estes grandes desafios, é preciso manter os fundamentos que garantiram o Novo Movimento dos TNS chegar até a fundação do Sindicato, mas, igualmente, agregar novas ferramentas e novos valores.

Compôs a mesa de abertura dos trabalhos o diretor presidente da ATENS UFV, Jansen Cardoso Pereira, a presidente da comissão organizadora do Fórum, Rosário de Oliveira, o vice-diretor presidente do ATENS-SN, Clóvis Senger, o diretor presidente do Sindicato, Edilson Tavares, e o presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim.

Os debates foram abertos com a exposição do presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, sobre as regras do novo modelo previdenciário, com a Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP).