Fórum Nacional discute diretrizes de uma nova carreira dos TNS

Entre os dias 29 e 30 de janeiro, Belo Horizonte foi palco da realização do II Fórum Nacional do ATENS Sindicato Nacional. O evento contou com a participação de 13 entidades, entre Seções Sindicais, Associações e Coordenações de todas as regiões do país, ligadas ao Sindicato.

Durante dois dias, foram exaustivamente discutidos os pontos levantados e apresentados pelas bases, no período que antecedeu ao Fórum, sobre as Diretrizes para o Plano de Carreira dos profissionais de nível superior das IFES.

“O evento foi coroado de êxito, sendo que a maior parte das matérias foram aprovadas por consenso, o que demonstra a maturidade do grupo e a unidade nas propostas apresentadas”, ressaltou o presidente do Sindicato, Edilson Cosme Tavares.

O texto final aprovado, que aponta os caminhos para a construção do Plano de Carreira da categoria, encontra-se em fase de revisão ortográfica e deverá ser apresentado aos filiados nos próximos dias.

“A diretoria do ATENS SN parabeniza todos os participantes do II Fórum ATENS SN, os quais, pela sua presença, demonstraram comprometimento e confiança nos caminhos que estão sendo trilhados”, agradeceu o vice-presidente da entidade, Clóvis Senger.

O dirigente ratificou o entendimento da diretoria de que “as conquistas a serem alcançadas pela categoria, não acontecerão aos saltos, como muitos desejam, mas calcadas no trabalho contínuo de construção de uma entidade forte e representativa”. Para tanto, conclamou os profissionais de nível superior das IFES de todo o país, a se filiarem à entidade, e a “participarem ativamente do processo de construção do novo Plano de Carreira da categoria, que terá início em breve”.

O II Fórum apontou, ainda, a necessidade da realização do I Congresso Nacional do ATENS SN, no ano de 2016, em local e data a serem definidos, que levará em conta o detalhamento de custos e logística, que será realizado nos diferentes estados que se candidataram para a realização do mesmo, a saber: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Ao final do encontro, a Diretoria manifestou agradecimento especial à ATENS/UFMG Seção Sindical, por sediar e apoiar a realização do II Fórum ATENS SN.

Participaram do encontro representantes das entidades ligadas ao Sindicato da:

UFMG, UFV, UNIRIO (SUDESTE)

UFG (CENTRO-OESTE)

UNB (DISTRITO FEDERAL)

UFRGS, UFSM, FURG, UFSC (SUL)

UFRN, UFC, UFMA (NORDESTE)

UFRA (NORTE)