Encontro debate crescimento e fortalecimento do ATENS Sindicato Nacional

Em reunião realizada nos últimos dias 29 e 30 de novembro, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, a Diretoria do ATENS Sindicato Nacional discutiu e traçou estratégias para o crescimento e fortalecimento da entidade.

Durante dois dias de trabalho, a diretoria do Sindicato, dirigentes das entidades filiadas e suas assessorias jurídicas trabalharam na elaboração de um planejamento estratégico que auxilie na consolidação do Sindicato Nacional.

As discussões foram abertas pelo presidente do ATENS Sindicato Nacional, Edilson Tavares, que ressaltou a importância do Encontro na luta pela consolidação de uma base sindical formada pelas Seções Sindicais. “Não basta a natureza legal do Sindicato. A construção da representatividade é uma responsabilidade inerente a cada TNS em sua Instituição Federal de Ensino Superior. Temos que avançar em nossa organização, construindo em cada IFES uma ATENS Local e, posteriormente, transformá-la em Seção Sindical do ATENS Sindicato Nacional”, pontuou o dirigente.

Para Edilson, o Encontro se apresentou como um momento significativo na busca por fortalecer não somente o Sindicato, mas principalmente a luta em consolidar as demandas da categoria diante do governo, a exemplo da quebra da matriz remuneratória do PCCTAE, principal bandeira do ATENS Sindicato Nacional.

Ao final de sua intervenção, o dirigente lembrou a eleição da nova diretoria do ATENS SN, marcada para ocorrer em março de 2014, e que precisará de uma comissão eleitoral para dar início à organização do processo, que deverá ser nomeada em breve.

Logo após a abertura dos debates, deu-se início o processo de planejamento estratégico. Coordenado pela Diretora Regional Nordeste-ATENS SN, Rosa Cavalcante, as discussões foram divididas em quatro eixos temáticos: “Comunicação e Tecnologia da Informação”, “Administrativo e Financeiro”, “Jurídico” e “Político”.

Além de proporcionar a troca de experiências entre as entidades filiadas presentes ao encontro, a reunião culminou na elaboração de um mapa estratégico, com ações enumeradas e detalhadas em projetos e programas voltados à consolidação do Sindicato: “Projeto Especial de Ampliação da Base Sindical”, “Projeto Especial de Comunicação”, “Projeto de Desenvolvimento de Lideranças”, “Programa Permanente de Assessoramento Jurídico”, “Programa de Estruturação Administrativa” e “Programa de Estruturação Financeira”.

A expectativa é de que o ATENS Sindicato Nacional, construída sua base representativa, realize no primeiro semestre de 2014, o seu primeiro Congresso, possibilitando à categoria o debate de temas relevantes e, principalmente, a criação de uma Carreira que compreenda as necessidades e a realidade do trabalho dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior.

Abaixo, relato completo da reunião elaborado pela diretoria do ATENS Sindicato Nacional.

RELATO DA DIRETORIA DO ATENS SINDICATO NACIONAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014 DO ATENS SINDICATO NACIONAL

Aconteceu em Belo Horizonte/MG, nos dias 29 e 30 de novembro de 2013, a reunião ampliada da Diretoria do ATENS Sindicato Nacional para a elaboração do seu planejamento estratégico para 2014.

Desta reunião participaram dirigentes das Seções Sindicais, Associações e Coordenações Locais das IFEs UFCG UFG, UFMG, UFPA, UFPB, UFRA, UFRGS, UFRN, UFSC, UFSM, UFV, UNB, UNIPAMPA, UNIRIO, bem como toda a Diretoria do ATENS Sindicato Nacional e advogados do ATENS SN e das Seções Sindicais.

O processo de planejamento estratégico coordenado pela Diretora Regional Nordeste do ATENS SN, Rosa Cavalcante/UFRN, foi dividido em quatro eixos temáticos: “Comunicação e Tecnologia da Informação”, “Administrativo e Financeiro”, “Jurídico” e “Político”, este subdividido em “Congresso” e “Representatividade”.

O Presidente do ATENS SN, Edilson Cosme Tavares/UFRN, fez a abertura, ressaltando a importância deste encontro no sentido de se pensarem mecanismos e programas que auxiliem na consolidação de nosso Sindicato. Destacou, ainda, a necessidade de reorganização das estruturas administrativas das Seções Sindicais no modelo do Sindicato Nacional e de padronização do percentual de contribuição dos sindicalizados em todas as Seções, para 1% do menor vencimento básico de TNS na tabela do PCCTAE, o que será discutido no I Congresso do ATENS SN.

O Presidente também lembrou que a eleição da nova diretoria do ATENS SN ocorrerá em março de 2014 e que será nomeada, em breve, a comissão eleitoral para dar início à organização do processo.

Todas as discussões realizadas levantaram pontos importantíssimos e o processo de planejamento culminou na elaboração do mapa estratégico, em que se destacam três projetos fundamentais à solidificação de nosso Sindicato: “Projeto Especial de Ampliação da Base Sindical”, “Projeto Especial de Comunicação” e “Projeto de Desenvolvimento de Lideranças”.

Além destes projetos, foram definidos outros três programas: “Programa Permanente de Assessoramento Jurídico”, “Programa de Estruturação Administrativa” e “Programa de Estruturação Financeira”.

O último bloco do encontro foi utilizado para troca de experiências entre as Seções Sindicais/Associações/Coordenações, quando um representante de cada Universidade descreveu seu cenário, relatando suas experiências.

Finalizando, o encontro renovou as energias de todos e com certeza conseguiu plantar novas sementes para o surgimento de novas Seções Sindicais.