Diretoria do ATENS-SN mantém agendas em Brasília

No último dia 14 de abril, parte da Diretoria do ATENS Sindicato Nacional voltou a se reunir com senadores, em Brasília, em busca de apoio ao processo de reconhecimento da Entidade como legítima representante dos servidores técnico-administrativos em educação ocupantes de cargos de nível superior nas Instituições Federais de Ensino Superior e, assim, iniciar as negociações com o governo.

Apesar das inúmeras tentativas de abertura de negociação, até o momento, o Sindicato Nacional não conseguiu o diálogo com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa. A entidade chegou a ser impedida de participar da reunião do conjunto dos Servidores Públicos Federais, no último dia 20 de março.

Na ocasião, a assessora técnica da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Suely Avelino, afirmou que os integrantes do Sindicato não participaram do encontro porque não acompanharam os temas discutidos em reuniões anteriores, mas acrescentou que o Sindicato receberia uma atualização sobre as discussões em andamento para que possa integrar a próxima reunião de representantes dos servidores e sindicalistas com o Ministro do Planejamento.

Abaixo relato da diretoria do Sindicato sobre o encontro com os senadores Paulo Paim e Fátima Bezerra.

Diretoria do ATENS-SN mantém agendas em Brasília

Parte da diretoria do ATENS-SN, esteve novamente reunida na última terça-feira (14/04) em Brasília.

O compromisso mais importante do dia foi uma reunião conjunta com os senadores Paulo Paim e Fátima Bezerra, no Senado Federal. Na agenda com os senadores, foram colocados os três principais pontos de nossa pauta de reivindicações, quais sejam, a revisão do PCCTAE com a consequente retirada dos TNS e criação de uma tabela própria à semelhança dos TNS médicos, a participação do ATENS-SN nas mesas de negociação do governo e o avanço do processo de registro sindical junto ao MTE.

O senador Paim imediatamente ligou para o gabinete do secretário Sérgio Mendonça, solicitando que sejamos incluídos nas próximas rodadas de negociação que estão sendo agendadas no MPOG, que se comprometeu a nos comunicar em breve, visto que o cronograma das reuniões está sendo organizado.

Ao longo da semana que passou, tentamos por várias vezes contato com a Secretaria de Relações de Trabalho do MPOG, no sentido de obter informações sobre a possível data da próxima reunião, no entanto, até o presente momento não obtivemos nenhuma confirmação. De forma extra-oficial fomos informados que o cronograma de reuniões ainda não foi finalizado, e que não há data definida para a primeira rodada. Continuaremos insistindo até a obtenção de uma resposta definitiva por parte do MPOG.

Também foi mantido contato com o gabinete da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal, com o mesmo objetivo. O presidente da Comissão, senador Romário, também enviou solicitação formal ao MPOG pela nossa inclusão nas negociações.

Consideramos esse um grande passo, para a gradual consolidação do ATENS-SN como representante legítimo dos TNS, e que tem demandado um grande esforço da diretoria, dada a enorme resistência que o MPOG vem demonstrando, apesar das inúmeras e reiteradas tentativas do ATENS-SN, que tem utilizado diferentes meios para pressionar e obter a garantia definitiva da nossa participação nas mesas de negociação com o governo.

À tarde, a diretoria protocolou ofício ao novo Ministro no MEC, cumprimentando-o pela posse e reiterando solicitação de audiência com o Secretário Executivo, para dar continuidade às negociações naquele Ministério.

Diretoria do ATENS-SN