Diretoria do ATENS SN cumpre agenda em Brasília

Com o objetivo de consolidar o ATENS Sindicato Nacional como legítimo representante dos Técnicos Administrativos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino e a participação de representantes desses profissionais nas Comissões que definem as políticas da educação superior pública no país, a diretoria do Sindicato cumpriu no último dia 27 de novembro mais uma agenda em Brasília.

O encontro com o Secretário de Ensino Superior do MEC, Jesualdo Pereira Farias, a Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), Dulce Maria Tristão, e a Coordenadora Geral de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, Carmem Regina Maia, foi intermediado e contou com a presença da Assessora Parlamentar da Senadora Ângela Portela, Vera Lúcia Rodrigues, do Assessor Parlamentar do Senador Randolfe Rodrigues, José Anchieta Andrade, e do Assessor Político, Francisco Domingos dos Santos.

A agenda foi resultado de solicitação, por meio de ofício, ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que designou a SESU para receber o ATENS SN. Na abertura do encontro, o presidente do ATENS SN, Clóvis Clênio Diesel Senger, afirmou entender que, “a partir deste momento em que chegamos a um ponto mais maduro de nossa organização, é fundamental que participemos das comissões e grupos de trabalho, inclusive deste Ministério, que tratem de assuntos de interesse dos TNS e também relativos às IFES”.

A Diretoria do ATENS SN salientou, ainda, o esgotamento do PCCTAE, que tem se mostrado ineficaz como ferramenta de gestão das IFES, o que demonstra a necessidade da criação de uma carreira específica para os TNS.

O Secretário Jesualdo Pereira Farias explicou que existe uma compreensão do MEC de que é necessário encontrar uma solução para a questão da retenção dos profissionais, especialmente os ocupantes de cargos de nível superior.