A diretora de Política de Carreira do ATENS SN, Rosa Cavalcante, participa, até o próximo sábado, do 13º Encontro Nacional do Proifes-Federação, evento que reúne sindicatos de professores da rede federal de ensino do Brasil. Neste ano, os principais temas em discussão são as reformas do Estado na educação brasileira, as conjunturas nacionais e as perspectivas do movimento sindical e os desafios do movimento docente.
“Até agora, as discussões têm sido muito proveitosas, o que deverá acontecer em todo o evento”, disse Rosa. Também estão no evento o secretário-geral da CONADU (Federação Nacional de Docentes Universitários – Argentina), Carlos De Feo, e do presidente da Internacional da Educação (IEAL), Hugo Yaski, que destacaram a necessidade de se consolidar a democratização e expansão do ensino superior no Brasil e na América Latina.
O processo de desmonte da Educação Pública pelo governo Temer e a importância da iniciativa de organização da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) foram os pontos destacados pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Educação (CNTE), Heleno de Freitas. “Enfrentamos juntos um governo golpista, ilegítimo e corrupto, por isso momentos como esse, do Encontro Nacional do PROIFES, de reflexão coletiva, são muito importantes para o Brasil, para o desafio de melhorarmos a formação política e a comunicação com nossas bases, para podermos disputar a hegemonia neste país”.