Dia do Servidor Público exige uma reflexão sobre seu papel na Sociedade

Nesta quarta-feira, 28 de outubro, comemora-se, nacionalmente, o dia do servidor público. Em todo o país, a data é lembrada com comemorações, principalmente pelas Instituições Federais de Ensino Superior.

Mas o momento exige também uma reflexão da sociedade sobre o papel desta categoria que, nos últimos anos, tem experimentado profundas mudanças na produção e oferta de serviços. Entre outras demandas, o setor trabalha com a perspectiva de valorização do servidor, o que tem se mostrado fundamental para o alcance das melhorias na qualidade do serviço público e, consequentemente, na consolidação das diversas Instituições Públicas como padrão de excelência.

Desta forma, as tendências e perspectivas de curto e médio prazo para os servidores públicos são desafiantes, buscando, cada vez mais, por melhorias contínuas em função de exigências não apenas de dentro do setor público, mas, principalmente, da sociedade. E o trabalho é igualmente grande, com a luta das diversas entidades representativas por uma remuneração salarial justa, reposição de perdas e condições cada vez melhores de trabalho.

Os desafios colocados aos colegas das IFES, a maioria ocupando funções de grande importância e responsabilidade, são a cada dia maiores, especialmente pela maior cobrança  da sociedade por um serviço eficiente, bem como pela necessidade de uma crescente racionalização do uso dos parcos recursos financeiros, oriundos dessa mesma sociedade. Esses fatores tornam o papel dos profissionais ocupantes de cargos de nível superior das IFES, cada vez mais importante, na promoção de uma educação superior pública de qualidade aos brasileiros.

Assim, com elevado sentido de justiça, o ATENS Sindicato Nacional, como representante da categoria dos profissionais ocupantes de cargos de nível superior das Instituições Federais de Ensino Superior, cumprimenta e saúda a figura do servidor público, ressaltando sua destacada importância na prestação do serviço de qualidade à sociedade brasileira.

Diretoria do ATENS Sindicato Nacional