Congresso do ATENS SN debate ameaças à Educação Pública, Carreira e perspectivas sindicais em BH

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, Belo Horizonte (MG) será palco da instância máxima deliberativa do ATENS Sindicato Nacional. Delegados e observadores, representando Seções Sindicais e Coordenações de todas as regiões do país, estarão reunidos no I Congresso da Entidade em torno da discussão dos principais temas de interesse e reivindicações dos profissionais técnico-administrativos ocupantes de cargos de nível superior nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Durante os três dias de evento, num espaço voltado para o debate de ideias e deliberações, os profissionais discutirão a conjuntura nacional, as perspectivas do movimento sindical brasileiro, os desafios do movimento, o Plano de Carreira dos Profissionais de Nível Superior das IFES, entre outros temas, e irão referendar a filiação do ATENS Sindicato Nacional à Central Pública.

Para a presidente do Sindicato, Rosário de Oliveira, o Congresso será um momento para importantes deliberações de estratégias para atuação política e fortalecimento do movimento. “Será um espaço de importantes deliberações, de debate do nosso modelo de organização e da estrutura do Estatuto e dos Regimentos, por exemplo”, esclareceu a dirigente.

Em sua 1ª edição, o Encontro será realizado em um momento de crise política e econômica e de ameaças à Educação Pública. “O cenário se torna mais complexo e os dirigentes e a categoria terão uma tarefa árdua pela frente: reafirmar a defesa do ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo e garantir uma nova carreira”, pontuou Rosário.

A expectativa é de que as discussões promovam uma reflexão coletiva e acúmulo do conhecimento do modelo de organização do ATENS Sindicato Nacional.