O ATENS Sindicato Nacional reafirma sua posição contrária aos inaceitáveis retrocessos a que este governo está submetendo a classe trabalhadora e todo o país.
Vivemos tempos nebulosos. Tempos de desmonte total do Estado brasileiro, de ataques diários aos direitos dos trabalhadores e de todo o nosso povo, principalmente aquele mais humilde. Temos como algoz um governo tirânico e ilegítimo que, dominado por uma agenda que só interessa aos poderosos, quer transformar o Brasil em uma República sem povo.
A Emenda Constitucional 95, do teto dos gastos, a Terceirização e a Reforma Trabalhista são os mais duros golpes disparados contra os brasileiros nas últimas décadas. Suas consequências serão irreparáveis e significam, se não o fim, um obstáculo muito duro de superar na luta por um Brasil mais justo, igualitário e capaz de oferecer oportunidades iguais para todos, sem discriminação e sem privilégios.
Não bastasse tudo isso, nós, TNS, estamos presenciando a destruição calculada e impiedosa do ensino superior federal brasileiro. Nunca nossas universidades foram tão desprezadas, tão abandonadas. Estamos diante de um colapso total que, se não for impedido a tempo, terá como efeito tão somente a barbárie. Um país que deserda o conhecimento de seus filhos não tem futuro, está destinado ao fracasso.
Para atender ao Estatuto, o ATENS precisa realizar consultas e assembleias antes de decidir sobre paralisações e greves. Não tivemos como fazer, a tempo, a consulta às bases que amparassem a decisão de paralisar no dia 27 de outubro.
Porém, organizamos um Painel, ao vivo, sobre a crise nas Universidades, na TV do Servidor, em conjunto com a Federação PROIFES (docentes) e UNE (discentes), neste mesmo dia, às 15h, e aproveitamos para convidar a todos para assistir.
Gostaríamos também de sugerir que todos os TNS se reunissem para discutir o momento atual, não só sobre paralisação ou greve. Sugerimos que discutam, inclusive, um calendário de lutas e ações a serem desenvolvidas. Aguardamos a contribuição de todos.
Diretoria do ATENS Sindicato Nacional