Carta aos Técnicos de Nível Superior da UFMG

Caros colegas,

Este ano, quando a categoria está mais uma vez voltada para o Plano de Carreira e Cargos, bem como para os reajustes salariais para os próximos três anos, os profissionais Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior terão sua capacidade de luta, organização e mobilização colocada à prova.

Neste momento, ao invés de simplesmente garantir o mínimo necessário, teremos que lutar para oferecer o máximo possível. Vamos precisar, além de paciência, coragem, persistência, equilíbrio e humildade para vencer os obstáculos, de um Sindicato responsável e propositivo.

Para tanto, é necessário abandonar os discursos vazios e desconectados com a realidade e propor novos rumos para a representação sindical. Devemos caminhar para efetivar a representação da categoria, a fim de garantir a sua inserção e reconhecimento na comunidade acadêmica.

O nosso papel nesse momento, com muita serenidade e responsabilidade, é reafirmar o compromisso de encampar as reivindicações dos Técnicos de Nível Superior da UFMG. Lutar pela quebra da matriz remuneratória do PCCTAE, principal bandeira do ATENS Sindicato Nacional, apresenta-se como a prioridade da diretoria da ATENS UFMG Seção Sindical.

Sabemos o que significa o resultado desta quebra e de uma nova redefinição do piso salarial dentro da malha remuneratória de cargos de nível superior. Faz-se urgente a redefinição do piso salarial dos TNS, o pior entre os cargos de nível superior do Governo Federal.

Pautada pelo equilíbrio e comprometida com a construção de um movimento efetivamente democrático, plural, propositivo e voltado à defesa dos direitos da categoria, a ATENS UFMG Seção Sindical aponta para um sindicalismo responsável e coloca a negociação como eixo central de sua tática política.

A ampla liberdade de associação dos Técnicos de Nível Superior da UFMG é uma necessidade. O movimento dos trabalhadores, especificamente dos TNS, deve ser pautado pela concretização de seus interesses.

Ao defender o direito de cada técnico tomar o posicionamento político que lhe for mais conveniente, a ATENS UFMG Seção Sindical reafirma o respeito e a confiança na luta sindical e no novo Movimento dos TNS.

Diretoria da ATENS UFMG Seção Sindical

Carta da ATENS UFMG Seção Sindical