Com o objetivo de promover estudos e desenvolver um projeto de Carreira dos Profissionais de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior, o ATENS Sindicato Nacional designou e instalou a sua Comissão Permanente de Carreira.
Não se trata apenas de instrumentalizar a carreira, mas discutir o desenvolvimento, desde a sua concepção, passando pela discussão da reposição de perdas salariais, o reordenamento da carreira e da grade salarial.
Tema de exaustivo debate durante a realização do I Fórum Nacional do ATENS Sindicato Nacional, realizado em outubro de 2014, a quebra da matriz remuneratória do PCCTAE é a principal bandeira do ATENS Sindicato Nacional. Para os profissionais é urgente a redefinição do piso salarial dos TNS, o pior entre os cargos de nível superior do Governo Federal.
“É indispensável desencadear um amplo movimento constituído pelas Seções Sindicais em torno da defesa e aprofundamento desta plataforma, constituída na concepção de que só a construção de uma Carreira que atenda às especificidades da categoria dos profissionais de nível superior das IFES, fará avançar as conquistas”, afirmou, na ocasião, o então presidente do ATENS, Edilson Tavares.
- Portaria – Comissão de Carreira do ATENS-SN (2/2015 – vigente a partir de 28/09/2015)
- Portaria – Comissão de Carreira do ATENS-SN (1/2015)
- Regimento Interno da Comissão Permanente de Carreira
As diretrizes de um novo plano de carreira para os TNS foram protocoladas no Ministério da Educação e Andifes, em março de 2016, e é fruto de debates iniciais nas bases e no II Fórum Nacional, que contou com a participação de 13 entidades, entre Seções Sindicais, Associações e Coordenações de todas as regiões do país, ligadas ao Sindicato.
A fim de torna-lo cada vez mais compatível com os anseios dos profissionais ocupantes de cargos de nível superior nas Instituições Federais de Ensino Superior, o documento com os parâmetros, benefícios e incentivos próprios de uma carreira sólida e atraente foi disponibilizado em todas as bases que compõem o ATENS Sindicato Nacional, para que fosse discutido e aprimorado.
Em dezembro de 2016, no I Congresso Nacional do ATENS Sindicato Nacional, ocorrido em Belo Horizonte, Minas Gerais, o documento final, contendo as Diretrizes de Carreira, foi aprovado pelos presentes.