Aproveitando o sentimento de renovação existente no início de cada ano, vinculado à necessidade de reflexão acerca da saúde mental, nasceu a Campanha Janeiro Branco. Criada por psicólogos, em parceria com demais profissionais da saúde, o objetivo do movimento é trazer à tona discussões sobre as condições psicológicas, bem como conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao adoecimento psíquico.
Nesse sentido, desde 2014, pensa-se janeiro como um mês terapêutico e busca-se incentivar a realização de ações que coloquem em foco o tema da saúde mental. Este ano, o Janeiro Branco adotou como tema: Quem cuida da mente, cuida da vida! Sensibilizada com a temática, a ATENS UFMG decidiu apoiar a discussão e trouxe um profissional para falar sobre o tipo de terapia denominada “Constelação Familiar”.
Andréa Evaristo Coelho Rocha, bacharel em direito e terapeuta sistêmica, foi a palestrante convidada pela Atens UFMG no evento que ocorreu no último dia 22 de janeiro, no auditório do ICB da Universidade Federal de Minas Gerais. A priori, Andréa buscou contextualizar a Constelação Familiar que, apesar de ser um modelo terapêutico pouco conhecido, é muito utilizado no campo judicial, principalmente em varas de família.
Ao longo do encontro, a terapeuta explicou que a Constelação Familiar tem como foco a busca na solução de problemas que possuem conexão com a família, já que parte do princípio de que todos nós somos seres formados por uma herança física e genética, somada a hábitos, costumes, crenças e culturas.
Para além, Andréa contextualizou que a terapia trabalha sem julgamentos, buscando exaltar nossas capacidades humanas de ter sentimentos bons, a fim de alcançar um equilíbrio que reinclui, reconcilia e reordena o ser.
A saúde mental dentro das universidades é um tema bastante discutido atualmente; o adoecimento psíquico no meio tem gerado preocupações e debates. Nós do Atens Sindicato Nacional sabemos a importância de se expandir o assunto, provocando reflexão sobre as formas de prevenção e tratamento para o sofrimento psíquico.