ATENS SN participa de reunião com senadora para tratar da Reforma Administrativa

A diretoria do ATENS Sindicato Nacional participou na última terça-feira, 04 de maio, de uma reunião, organizada pela Pública Central do Servidor, com a senadora Kátia Abreu (PP-MT), relatora da PEC 32 no Senado, para discutir e levar as demandas dos servidores sobre a Reforma Administrativa.

Também foi apresentada à Senadora nossa reivindicação de que não se vote a PEC 32 durante a pandemia e que o Congresso Nacional foque em uma reforma tributária mais humana e mais solidária.

Durante a reunião, os presentes apontaram as principais divergências dos servidores com o texto da proposta, como o princípio da subsidiariedade, vínculos do servidor, estabilidade, aumento de poderes do presidente e proibição do monopólio do Estado. Como resposta, a Senadora disse concordar com 90% das questões apresentadas e que a Estabilidade é algo que, nas palavras dela, “não se mexe! Nem agora, nem depois.”

Durante a discussão que envolve o estágio probatório, a Senadora sugeriu a criação de uma Agência do Serviço Público, nos moldes do antigo DASP, para gerir os servidores federais.

Sobre a necessidade de uma Reforma, de acordo com a Senadora, “há um fosso geral entre carreiras municipais, estaduais e federais e também dentro das próprias carreiras, por exemplo entre enfermeiros e médicos”. Para ela, “alguns precisam ganhar menos para que outros seres humanos ganhem dignidade”.