ATENS SN discute adesão à nova Central do Servidor Público 

Reunido no último dia 07 de abril, o Fórum do ATENS Sindicato Nacional iniciou a discussão sobre a necessidade em buscar maior representatividade para o servidor Técnico de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior, a partir da adesão à nova Central do Servidor Público, a Pública, que nasce com o objetivo de criar sistema de representação específica e adequada aos servidores e empregados públicos.

Para a Diretoria do Sindicato, a filiação a uma Central que agrega o funcionalismo público, respeitando as diferenças entre o servidor público  e o trabalhador da iniciativa privada, deve fortalecer a luta dos TNS por melhores condições de trabalho, remuneração e de atuação profissional.

A decisão, no entanto, somente será tomada após ampla discussão das entidades filiadas ao ATENS SN em suas bases e uma consulta eletrônica chamada com esse fim.

A Pública

Fundada em agosto de 2015, a Pública representa os servidores públicos de todo o país, de todas as categorias, das três esferas de poder e do funcionalismo da União, Estados e Municípios.

Entre as pautas de defesa da Pública estão: a probição da terceirização nas atividades essenciais do funcionalismo público, valorização da carreira do servidor, investimento na qualificação desses profissionais, redução de indicações políticas e de cargos comissionados.

A nova Central também quer a implementação de uma data-base para a categoria, instituir em lei a negociação coletiva e garantir outras condições de trabalho previstas na Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para a função pública.