ATENS SN debate ameaças à Educação Pública e perspectivas sindicais em Encontro Nacional do PROIFES

Entre os dias 4 e 7 de agosto, Natal (RN) foi palco da instância máxima deliberativa do PROIFES-Federação. Delegados e observadores, representando os sindicatos federados de todas as regiões do país, convidados do Brasil e exterior, entre eles o ATENS SN, estiveram reunidos em torno da discussão dos principais temas de interesse e reivindicações dos professores das universidades e institutos federais.

Com o conhecimento da formação histórica brasileira, a filósofa, escritora e artista plástica Marcia Tiburi fez a palestra de abertura do XII Encontro Nacional do PROIFES-Federação com a abordagem do tema Democracia e Intolerância, na perspectiva de promover a reflexão e descoberta dos valores democráticos e desvelar as contradições, preconceitos e práticas que caracterizam os movimentos autoritários no Brasil.

Na mesa diretiva, as lideranças sindicais e institucionais da Educação Pública Superior. O presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim; o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Marcos Antônio de Oliveira; o secretário de Relações Internacionais da federação Nacional de Docentes Universitários da Argentina, Carlos de Feo; e a presidenta do ATENS Sindicato Nacional, Maria do Rosário Alves de Oliveira.

Durante os quatro dias de evento, num espaço já consolidado para o debate de ideias e deliberações, os participantes discutiram a conjuntura nacional, as perspectivas do movimento sindical brasileiro, os desafios do movimento docente, o futuro do Plano Nacional de Educação e do Fórum Nacional de Educação, as Carreiras Docentes do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, entre outros temas.

Em sua 12ª edição, o Encontro foi realizado em um momento de crise política e de ameaças à Educação Pública e foi importante para promover uma reflexão coletiva e acúmulo do conhecimento do modelo de organização sindical.