ATENS SN atua em Brasília em busca da abertura de negociação com o governo

No último dia 17 de março, parte da Diretoria do ATENS Sindicato Nacional esteve reunida com a Senadora Fátima Bezerra, em Brasília, para buscar apoio ao processo de reconhecimento da Entidade como legítima representante dos servidores técnico-administrativos em educação ocupantes de cargos de nível superior nas Instituições Federais de Ensino Superior e, assim, iniciar as negociações com o governo.

Após a apresentação de um breve histórico sobre o processo de formação da Associação Nacional dos TNS das IFES e, posteriormente, de transformação em Sindicato Nacional, bem como dos motivos que levaram à criação do Sindicato, a Diretoria do ATENS SN apresentou aprincipal pauta de reivindicação da categoria, que busca a correção de graves distorções observadas desde 2005, quando da implantação da matriz remuneratória do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). A expectativa é de discutir com o governo a construção de uma carreira própria dos técnicos ocupantes de cargos de nível superior nas Instituições Federais de Ensino Superior.

A Senadora se mostrou sensível às reivindicações, classificadas como “legítimas”, reconheceu o papel estratégico da categoria, destacado pela Diretoria, e ressaltou que o ATENS SN precisa trabalhar de forma incisiva nas Universidades pela valorização dos profissionais que representa, garantindo que irá atuar junto às autoridades no sentido da abertura de conversas do Sindicato com os Ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Na tarde da quarta (18), a Diretoria do ATENS-SN protocolou, na Presidência da República, um ofício manifestando a inconformidade pelo fato de não ter sido convocada a participar da reunião marcada para o dia 20/03, no MPOG.

O documento ressalta a legitimidade da Assembleia de fundação do Sindicato, realizada em 2012, e pede a intercessão da presidência pela inclusão do ATENS Sindicato Nacional nas reuniões e mesas de negociações, tanto no âmbito do MPOG quanto no MEC.

Uma cópia desse ofício, com o protocolo da Presidência, será entregue pela Diretoria da ATENS/UNB Seção Sindical, diretamente no MPOG nesta sexta-feira, no horário da referida reunião.

Outras ações, que buscam estruturar e fortalecer as bases do ATENS-SN em Brasília, foram efetivadas e serão oportunamente divulgadas pela Diretoria.

_________________________________________________________________________

DIRETORIA DO ATENS SN PRESENTE:

Clóvis Senger – Presidente em exercício

Rosário de Oliveira – Secretária Geral

Rosa Cavalcante – Diretora Regional Nordeste

Paulo Menezes – Diretor Regional Centro Oeste

Andréia Munemassa – Assessora Jurídica

DIRETORIA DA ATENS/UNB Seção Sindical

Mona Lisa Lobo de Souza Choas – Presidente

Perla Alvez Motta Santos – Vice-Presidente