Aprovação da reforma do Estatuto e das diretrizes de Carreira encerra Congresso do ATENS SN

O I Congresso do ATENS Sindicato Nacional, realizado entre os dias 14 e 17 de dezembro, na cidade de Belo Horizonte, foi encerrado com a aprovação de reforma no Estatuto da entidade e das diretrizes de carreira.

Considerada como uma das principais pautas do Encontro, a modernização do Estatuto foi amplamente debatida pelos delegados durante todo o sábado, 17. Para a diretoria da entidade, a proposta de adequação às novas demandas e futuros desafios da luta sindical passa pela participação de toda a base de filiados.

“Conjunturalmente, estamos vivendo momentos complexos, com graves ameaças e perdas de direitos, que nos congrega e convoca a estabelecer vigilância e trabalho contínuo em defesa da categoria, da educação, das IFES e do serviço público”, pontuou a presidente do ATENS SN, Rosário de Oliveira.

Para a dirigente, “a aprovação destas mudanças necessárias no nosso Estatuto deverão fortalecer e consolidar nossa opção de representação legítima da categoria”. As diversas intervenções feitas durante a discussão apontaram para a necessidade de ampliar a arrecadação do Sindicato.

As Diretrizes para um novo plano de carreira dos profissionais ocupantes de cargos de nível superior nas Instituições Federais de Ensino Superior também foi objeto de discussão e aprovação dos congressistas.

Após a constituição de uma Comissão Permanente de Carreira e meses de discussão interna e contribuições do Fórum de dirigentes, foram aprovadas as diretrizes apresentadas e referendadas no Congresso. O diferencial da nova carreira é romper paradigmas que há muito travam o desenvolvimento profissional dos PNS e dificultam a conquista de uma tabela salarial digna.