03 de dezembro: a efetivação de uma nova organização sindical

Neste 03 de dezembro, o ATENS Sindicato Nacional comemora um ano de existência. A sua criação oficializou seu caráter livre e soberano, representando uma virada de página na história do Movimento dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior.

A efetivação do processo consolidou a caminhada que teve como ápice a realização do I Congresso da ATENS Nacional, em 2011, quando um novo caminho para a categoria foi proposto e profissionais de todas as regiões do país deliberaram pela formação de uma nova entidade sindical, política e juridicamente legitimada.

Ao dizer SIM em Assembleia realizada no município de Santa Maria/RS, a categoria aprovou a criação do ATENS Sindicato Nacional, uma nova fase em nossa história. A soberania e a independência do ATENS Sindicato Nacional representam a oportunidade de estabelecer prioridades nas ações que sejam favoráveis ao coletivo dos Técnicos de Nível Superior e, além disso, permitem mais um passo na reorganização do Movimento da nossa categoria. Os desafios que se apresentam ao Movimento exigem uma organização em que a representação respeite as diversidades que emergem e promova uma ampliação do espaço de discussão para problemas que surgem em nosso cotidiano.

Mais do que isto, em janeiro deste ano, obtivemos todas as garantias jurídicas para a formação da identidade de nossa entidade. A categoria, enfim, toma um rumo que aponta para o fortalecimento da participação dos TNS na entidade.

Temos, a partir de agora, a responsabilidade de construir um sindicato que tenha a competência política de trazer à categoria discussões, debates e proposições que elevem a sua representatividade frente aos ministérios afins, gestores das IFES e demais entidades representativas da sociedade. Estamos trabalhando para a criação das Seções Sindicais, base da consolidação da representatividade do ATENS SN, e na obtenção do Registro Sindical no Ministério do Trabalho.

A Diretoria do ATENS Sindicato Nacional saúda a todos os que, até aqui, ajudaram a construir esta nova fase do nosso Movimento e conclama todos os colegas a se aliarem em busca de novos rumos para a categoria. É necessário o aprofundamento da democracia, a ampliação dos debates temáticos e que a entidade torne-se, cada vez mais, um agente político respeitável, atuante e presente em nossa sociedade.

Consolidar o ATENS Sindicato Nacional é olhar para o futuro!