TNS da UnB decidem por novo modelo de organização sindical nesta terça

Nesta terça-feira, 12 de novembro, os Técnicos de Nível Superior da Universidade de Brasília, DF, serão, uma vez mais, protagonistas da nova fase do Movimento da categoria, quando decidirão pela transformação da ATENS UnB em seção sindical do ATENS-SN.

Em Assembleia a ser realizada às 20h, na Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, os TNS da UnB deliberarão por dar mais um passo rumo à consolidação de um novo momento vivenciado pela categoria, que em todo o país tem buscado uma forma de organização sindical mais democrática, que respeite a diversidade das organizações em cada instituição e esteja próxima da base.

“Agora é o momento de avançar em mais um importante passo na conquista de uma entidade que representante de fato os TNS da UnB. Chamamos os colegas para participarem deste momento”, ressalta o presidente da ATENS UnB, Thiago Magalhães.

O presidente do ATENS Sindicato Nacional, Edilson Tavares, destaca a assembleia como espaço legítimo, democrático e representativo para ampliação da participação dos Técnicos na construção dessa nova organização sindical e a importância deste movimento em todo o país. “As seções sindicais que estão sendo criadas terão a responsabilidade de compor o sindicato nacional com a competência política de trazer à categoria discussões, debates e proposições que elevem a representatividade da categoria”, destaca.

Sindicato Nacional

O modelo de organização, aprovado pela categoria em Santa Maria, no dia 3 de dezembro de 2012, é de um sindicato nacional que se organiza, em cada uma das Instituições Federais de Ensino Superior, em seções sindicais que gozam de autonomia política, administrativa, patrimonial e financeira. Há um único estatuto e cada seção sindical possui um regimento próprio. Isto significa que cada Técnico, ao se filiar a uma seção sindical, está se sindicalizando no sindicato nacional, passando a gozar dos direitos e deveres definidos pelo Estatuto do ATENS Sindicato Nacional e pelo Regimento da Seção Sindical de sua IFES.

Segundo o dirigente Edilson Tavares, a expectativa é de que o ATENS Sindicato Nacional, construída sua base representativa, realize no primeiro semestre de 2014, o seu primeiro Congresso, possibilitando à categoria o debate de temas relevantes e, principalmente, a criação de uma Carreira que compreenda as necessidades e a realidade do trabalho dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior.