fbpx

TNS da UFERSA criam Coordenação Local e fortalecem o ATENS SN

No último dia 19 de setembro, Técnicos de Nível Superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte, com a presença do Presidente e da Diretora Regional do Nordeste do ATENS Sindicato Nacional, decidiram pelo fortalecimento do ATENS Sindicato Nacional como instância de representação da categoria.

Em reunião, os TNS da UFERSA deliberaram pela formação de uma Coordenação Local e a filiação ao ATENS SN, protagonizando mais um passo rumo à consolidação de um novo momento vivenciado pela categoria, que em todo o país tem buscado uma forma de organização sindical mais democrática, que respeite a diversidade das organizações em cada instituição e esteja próxima da base.

Inicialmente, o Presidente fez uma rápida retrospectiva do movimento TNS no âmbito nacional. De forma complementar, Rosa Cavalcante, Diretora Regional do Nordeste, apresentou a situação da Região e o excelente nível de resposta que os TNS do Nordeste vêm apresentando em termos de motivação e engajamento ao novo Sindicato.

“Agora é o momento de avançar em mais um importante passo na conquista de uma entidade que represente de fato os TNS da UFERSA. Chamamos os colegas para participarem deste momento”, ressalta Nichollas Rennah Adelino de Almeida, eleito Coordenador pelo mandato de um ano. Muitos, dos demais TNS presentes, se manifestaram no sentido de se manterem unidos e empreenderem um movimento de filiação dentro da UFERSA.

 “As Coordenações Locais são os embriões de uma futura Seção Sindical. E estas Seções criadas têm a responsabilidade de compor o Sindicato Nacional, com a competência política de trazer à categoria discussões, debates e proposições que elevem a representatividade da categoria”, destacou Edilson Tavares.”

Sindicato Nacional

O modelo de organização, aprovado pela categoria em Santa Maria, no dia 3 de dezembro de 2012, é de um Sindicato Nacional que se organiza, em cada uma das Instituições Federais de Ensino Superior, em Seções Sindicais que gozam de autonomia política, administrativa, patrimonial e financeira. Há um único estatuto e cada Seção Sindical possui um regimento próprio. Isto significa que cada TNS, ao se filiar a uma Seção Sindical, está se sindicalizando ao Sindicato Nacional, passando a gozar dos direitos e deveres definidos pelo Estatuto do ATENS Sindicato Nacional e pelo Regimento da Seção Sindical de sua IFES.

Leia também

“Os valores previstos ameaçam o funcionamento da ciência, tecnologia e inovação do país”, afirmam entidades

Publicado por: ANDIFES Entidades da comunidade científica brasileira enviaram, nessa sexta-feira (7), carta conjunta ao …