Reitora da UFRN recebe seção sindical do ATENS SN em audiência

Na tarde da última sexta-feira, 9 de maio, a diretoria da Associação dos Técnicos de Nível Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – ATENS/UFRN, se reuniu com a reitora Ângela Paiva Cruz para apresentação da entidade como seção sindical do ATENS Sindicato Nacional.

Além da reitora, estiveram presentes a vice-reitora, Fátima Ximenes, a chefe de gabinete, Célia Ribeiro, o pró-reitor de Planejamento e Coordenação Geral,  João Emanuel e o Ouvidor Joseleno Marques.

Abrindo a audiência, a reitora Ângela Paiva reconheceu a disponibilidade do ATENS Sindicato Nacional para abrir um canal de diálogo. Em seguida, a presidente da ATENS/UFRN, Ângela Lobo Costa, fez a apresentação dos diretores seção sindical, todos presentes à reunião, e expôs a pauta de discussão.

Foi apresentado o perfil dos Técnicos de Nível Superior da UFRN e os números que comprovam o déficit desses profissionais para exercer as atividades de apoio, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. A categoria dos TNS conta hoje com 1.011 (mil e onze) servidores ativos, que representa 33,5% do total de servidores técnico-administrativos da UFRN, com uma proporção menor que um TNS para cada dois docentes. Quase 85% dos servidores ocupantes de cargos de nível superior apresentam titulação acima do requisito do cargo, sendo 590 (quinhentos e noventa) com cursos de especialização, 228 (duzentos e vinte e oito) com título de mestre e 39 (trinta e nove) servidores doutores. Entre os TNS, 98 (noventa e oito) ocupam funções gerenciais, sendo 12 (doze) cargos de direção (CD) e 86 (oitenta e seis) funções gratificadas (FG) com um percentual de ocupação das funções gerenciais de apenas 18,2%.

Na oportunidade, foram apresentados, todos os pontos da pauta de reivindicação da seção sindical, que compreende o reconhecimento institucional do ATENS/UFRN como sindicato representante da categoria dos Técnicos de Nível Superior pela gestão da UFRN; a integração de representantes do ATENS/UFRN às comissões de trabalho que tratam de interesses dos TNS no âmbito local, como também nas discussões técnicas e jurídicas; a representatividade da categoria de técnicos de nível superior junto aos órgãos de deliberação superior, favorecendo a participação nas definições e execução das políticas técnico-administrativas que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão; e a distribuição das gratificações baseada em um sistema de mérito que represente uma retribuição para os TNS pela sua qualificação técnica.

A reitora Ângela Paiva disse que a pauta era viável e deveria ser construída através de uma agenda conjunta, a ser conduzida pela PROGESP, sendo também confirmado pelo pró-reitor de Planejamento, João Emanuel.

O Presidente do ATENS SN, Edilson Tavares, aproveitou para pedir o apoio da reitora para intervir junto ao MEC e à ANDIFES para o andamento do processo sobre a Revisão do PCCTAE, ao que Ângela Paiva se comprometeu em levar à discussão no âmbito das duas entidades.

Ao final, a reitora agradeceu a colaboração do ATENS UFRN, reconhecendo os objetivos compartilhados para a excelência da UFRN e a formação de uma sociedade mais justa e mais democrática.

Fonte: ATENS/UFRN