Novembro Azul: ATENS SN no combate ao Câncer de Próstata

Mobilizar a sociedade masculina sobre os cuidados com a saúde integral e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com este objetivo, o ATENS Sindicato Nacional soma-se à campanha Novembro Azul na tarefa de estimular a conscientização da sociedade, especialmente dos homens, sobre a necessidade de cuidar da saúde nas diferentes fases da vida.

A edição deste ano da campanha Novembro Azul vai ampliar sua abordagem – com o mote “De novembro a novembro azul”, a ação do Instituto Lado a Lado pela Vida vai orientar sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

A Campanha

O Novembro Azul teve início na campanha Um Toque Um Drible, desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado a partir de 2008 para discutir temas relacionados ao Câncer de Próstata. Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, passamos a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem: o Novembro Azul.

Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção. Diante deste cenário, a informação e conscientização são poderosas aliadas das principais bandeiras do Novembro Azul.

Com informações do Instituto Lado a Lado pela Vida