Diretoria do ATENS realiza reunião com Reitora da UFERSA sobre retorno de servidores ao trabalho presencial

Na manhã desta quinta-feira, 28/01/2021, a Diretoria do ATENS Sindicato Nacional esteve reunida com a Reitora da UFERSA, Profª Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira e sua equipe, para tratar das determinações para o retorno ao trabalho presencial dos servidores técnico-administrativos em educação a partir do dia 25 de janeiro de 2021, conforme Portaria UFERSA/GAB nº 022, de 15 de janeiro de 2021.

Inicialmente, a Presidente do ATENS, Rosário Oliveira, perguntou à gestão qual a alteração da conjuntura que levou a Reitoria a tomar esta decisão, no momento em que ainda há um grave avanço da pandemia, notadamente com a identificação de uma nova variante do vírus que se propaga ainda mais rapidamente. Questionou ainda acerca de inúmeras inconsistências que têm sido referidas pelos servidores, como a indefinição das atividades essenciais; a distribuição das equipes para revezamento; o controle da observância dos protocolos de biossegurança; o acesso aos equipamentos para proteção individual e aquisição de materiais para higienização; as condições de sinalização e adequação dos ambientes de trabalho; treinamento das equipes, chefias e terceirizados quanto às medidas de proteção; a vacinação prioritária dos profissionais de saúde lotados no hospital veterinário; e garantia de permanência dos trabalhadores dos grupos de risco e demais condições especiais descritas na IN nº 109/ME/SEDGGD/SGDP, de 29 de outubro de 2020.

Em resposta, a Reitora afirmou que a implantação do retorno gradual e seguro está amparado na IN nº 109 e na orientação da Comissão Especial de Emergência da Covid-19/UFERSA, que elaborou o Plano de Biossegurança da UFERSA, considerando que “a Universidade Rural não pode fechar suas portas nem adequar todas as atividades práticas para o modo remoto”. No entanto, informou que as aulas presenciais não começarão antes de abril, devido às adequações arquitetônicas necessárias nas salas de aula. No momento, as chefias terão competência de definir o trabalho híbrido, equacionar o revezamento e gerenciar o trabalho remoto das equipes, por meio de plano de trabalho individuais e relatórios semanais.

O ATENS SN firmou o compromisso de zelar pela saúde e segurança de todos os servidores, solicitando que a gestão da UFERSA reveja o encaminhamento sobre o retorno dos servidores ao trabalho presencial, restringindo às atividades estritamente essenciais, considerando que a maioria das atribuições estão sendo realizadas à distância desde março do ano passado, sem apresentar prejuízo aos resultados da instituição. Lembrou que os servidores nunca deixaram de trabalhar – remota ou presencialmente – e que a Universidade não fechou as portas, pois todos os serviços permaneceram funcionando para garantir a continuidade dos compromissos administrativos e acadêmicos. A Presidente Rosário Oliveira enfatizou que muitas recomendações do Plano de Biossegurança ainda não foram implantadas, o que fragiliza a segurança à saúde e a proteção da vida não só dos servidores e seus familiares, mas de toda a comunidade mossoroense. Por fim, declarou que o Sindicato irá acompanhar a implementação do retorno gradual e, em breve, retomará o contato para uma nova reunião.