I Congresso do ATENS SN discute modernização do Estatuto

Prezados servidores ocupantes de cargos de nível superior nas Instituições Federais de Ensino, filiados ao ATENS Sindicato Nacional de forma direta ou nas Sessões Sindicais já constituídas, publicamos o Edital de convocação para o nosso 1º Congresso que realizar-se-á em Belo Horizonte MG, de 14 a 17 de dezembro de 2016.

Uma das principais pautas do Congresso será a modernização do Estatuto do ATENS Sindicato Nacional e esta proposta de adequação às novas demandas e futuros desafios vindouros, passam pela participação de toda a base de filiados.

Conjunturalmente, estamos vivendo momentos complexos, com graves ameaças e perdas de direitos, que nos congrega e convoca-nos a estabelecer vigilância e trabalho contínuo em defesa dos Servidores ocupantes de cargos de nível superior das IFES. O ATENS tem buscado participar ativamente das discussões e lutas, protagonizando, cada vez mais, um papel expressivo de inserção em todas as discussões pertinentes à defesa do nosso interesse comum.

Diante dessa crescente demanda de estarmos assiduamente presentes em construções de projetos decisórios, que interferem nas políticas públicas de nosso interesse, consolidaremos a filiação à Central Pública, também neste congresso.

Convocamos todos(as) filiados(as) à fazerem a leitura das propostas de adequações do nosso Estatuto (Quadro demonstrativo de reforma do estatuto anexo) e que se manifestem-se mediante suas bases representativas, levando sugestões a serem entregues aos coordenadores locais ou presidentes de sessões sindicais de suas IFES.

Esperamos que este processo estatuinte possa ser amplamente discutido e divulgado, pois, acreditamos que só com a aprovação destas mudanças necessárias no nosso Estatuto poderemos fortalecer e finalmente consolidar nossa opção de representação legítima de nossa categoria – O ATENS Sindicato Nacional – precisamos definitivamente crescer e se profissionalizar, e claro que, para isso, necessitamos ampliar nossa arrecadação, tanto padronizando a contribuições em 1% do salário base, quanto ampliando nossa base de filiados e de representações nas IFES.

Edital do Congresso

Edital publicado no Diário Oficial da União

Quadro comparativo do estatuto a ser discutido no Congresso