Carreira

Com o objetivo de promover estudos e desenvolver um projeto de Carreira dos Profissionais de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior, o ATENS Sindicato Nacional designou e instalou a sua Comissão Permanente de Carreira.

Não se trata apenas de instrumentalizar a carreira, mas discutir o desenvolvimento, desde a sua concepção, passando pela discussão da reposição de perdas salariais, o reordenamento da carreira e da grade salarial.

Tema de exaustivo debate durante a realização do I Fórum Nacional do ATENS Sindicato Nacional, realizado em outubro de 2014, a quebra da matriz remuneratória do PCCTAE é a principal bandeira do ATENS Sindicato Nacional. Para os profissionais é urgente a redefinição do piso salarial dos TNS, o pior entre os cargos de nível superior do Governo Federal.

“É indispensável desencadear um amplo movimento constituído pelas Seções Sindicais em torno da defesa e aprofundamento desta plataforma, constituída na concepção de que só a construção de uma Carreira que atenda às especificidades da categoria dos profissionais de nível superior das IFES, fará avançar as conquistas”, afirmou, na ocasião, o então presidente do ATENS, Edilson Tavares.

DIRETRIZES PARA UM NOVO PLANO DE CARREIRA DEVERÁ SER DISCUTIDO NAS BASES

Possibilitar a ampliação da discussão das Diretrizes para o novo plano de carreira dos profissionais ocupantes de cargos de nível superior nas Instituições Federais de Ensino Superior em todas as bases que compõem o ATENS Sindicato Nacional. É com este objetivo que a Diretoria disponibiliza o documento com os parâmetros, benefícios e incentivos próprios de uma carreira sólida e atraente.

Estas diretrizes de um novo plano de carreira para os TNS já foram protocoladas no Ministério da Educação e Andifes, em março de 2016, e é fruto de debates iniciais nas bases e no II Fórum Nacional, que contou com a participação de 13 entidades, entre Seções Sindicais, Associações e Coordenações de todas as regiões do país, ligadas ao Sindicato.

A expectativa é de que um novo debate seja, agora, realizado entre as entidades filiadas ao ATENS SN em suas bases e os filiados diretos para elaboração de um projeto.